quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pneus Jogados na Rodovia Cônego Domenico Rangoni


Caros amigos. Ontem recebi um e-mail curioso referente ao descarte inadequado de pneus que ocorre na Rodovia Cônego Domenico Rangoni, aqui em Guarujá. O denunciante relatou que eventualidades como esta ocorrem praticamente toda semana, muitas vezes tais pneus são recolhidos, porém a grande maioria é queimada ou enterrada. O que é lamentável. Contudo, o que me despertou a atenção foi o relato de que quem estava realizando a coleta destes materiais.

“Prezada Leila, registrei algumas fotos correspondentes ao descarte de pneus inadequados, apesar disso, presenciei um fato que me deixou intrigado, quem efetuou a coleta deste material (carregando e jogando na caçamba do caminhão) foram agentes da dengue. Então lhe pergunto. Não é obrigação do setor de meio ambiente da Prefeitura de Guarujá estar efetuando este tipo de serviço? Porque até onde sei agente da dengue é setor saúde e não ambiental e muito menos coleta urbana. O que você tem a dizer a respeito?”




  








           Prezado anônimo. O papel da secretaria de meio ambiente é fiscalizar o agende causador destas eventualidades, caso seja pego em flagrante, estará sob pena de multa ou até mesmo ser indiciado por crime ambiental. Entrei em contato com o Marcelo Paixão (responsável pelo setor de reciclagem) para maiores esclarecimentos. No qual, afirmou já ter recebido um ofício constando tal informação e que procedimentos cabíveis já estão sendo tomados. Referente aos agentes da dengue estarem efetuando as coletas, o mesmo declarou que o setor de coleta urbana estaria assoberbado, por este motivo, para não deixar o lixo (pneus) tanto tempo exposto, é que foi solicitado ao pessoal da dengue.

Caro anônimo, espero ter lhe ajudado com esta dúvida. No que refere-se a minha opinião, é muito provável que tenha ocorrido esta deficiência em termos de disponibilidade e não apenas uma questão de conveniência. Resta-nos aguardar ações melhores, não somente do setor público, mas também da população, pois convenhamos que fiscalizar já é difícil e sem colaboração de todos piora. Infelizmente, ainda há pessoas com este tipo de mentalidade "deixa que depois recolhem", devido atitudes assim que ocorrências como estas acontecem.

Agradeço a procura e seja sempre bem-vindo ao meu Blogger.

Leila Pio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário